Página Inicial » Medicina para Leigos




|01|

 

   Para que serve o apêndice?

Aposto que você respondeu: só para inflamar, claro! De fato, até poucos anos atrás, os cientistas achavam que esse pequeno tubo localizado na primeira porção do intestino grosso, o ceco, era apenas um órgão vestigial, ou seja, um resquício inútil da evolução. Segundo essa teoria, a função original do apêndice teria sido perdida com algum de nossos antepassados. Em 2007, após uma série de pesquisas, cientistas da Universidade de Duke, nos EUA, publicaram um artigo que sugere que o apêndice é muito mais do que um órgão vestigial. Os cientistas sugerem que ele seja um abrigo para as bactérias intestinais (altamente benéficas!) que atuam na digestão. E mais do que isso: após uma forte diarréia, essas bactérias seriam as responsáveis por recolonizar toda a flora intestinal. Assim, o apêndice é agora visto como um local onde as bactérias benéficas ao nosso corpo podem viver seguras e tranqüilas, até mesmo durante fortes agressões ao intestino, possibilitando a recuperação do órgão após uma infecção, por exemplo. Os cientistas ressaltam ainda que há no apêndice células linfóides, que integram o complexo sistema de defesa de nosso corpo.

O apêndice é um pequeno tubo localizado perto da junção dos intestinos grosso e delgado. O intestino é naturalmente habitado por diferentes microorganismos, que ajudam o sistema digestivo a quebrar os alimentos que comemos. Em contrapartida, o intestino fornece nutrientes e segurança para as bactérias. Willian Parker, PhD, um dos coordenadores da pesquisa, acredita agora que as células do sistema imune encontrada no apêndice estão lá para proteger, em vez de prejudicar, as boas bactérias.

Nos últimos dez anos, Parker estudou a interação dessas bactérias no intestino, e registrou a existência no intestino do que é chamado de “biofilme”. Esta camada fina e delicada nada mais é do que uma amálgama de micróbios, moléculas do sistema imunológico e mucosa vivendo juntos no intestino.

Muita gente tem pavor de pensar que pode estar tendo uma apendicite aguda! E estão certos.

É a emergência cirúrgica (unha encravada e congêneres não contam…) mais comum que existe. E pode levar a morte, e ainda leva, mesmo no admirável mundo desenvolvido.

Então chegou a hora de você entender melhor o que é isso! E se você está com dor de barriga, saber se pode estar com apendicite!

Apendicite aguda é quando o apêndice vermiforme fica inflamado. Isso geralmente ocorre num processo progressivo que, se não receber tratamento, leva a complicações pela gangrena (morte) e perfuração do apêndice.

Agora o FAQ da apendicite aguda:

Pergunta: Onde fica o apêndice.

Resposta: Veja na foto. Vale lembrar que essa localização pode variar, e isso pode mudar os sintomas. Ocorre durante a gestação (o apêndice vai subindo…) mas também ocorre por variações anatômicas (comum – geralmente pequenas mudanças na posição) ou defeitos do desenvolvimento (raro). Existe inclusive uma interessante e rara situação chamada situs inversus onde o apêndice fica do outro lado (assim como outros órgãos).

P: Por quê acontece a apendicite?

R: Basicamente por que a pessoa teve azar, pode acontecer com qualquer um. Já se estudou muito sobre isso e a teoria mais aceita é que ocorre obstrução da luz do órgão e reações em cascatas após, mas existem outros fatores envolvidos. Essa obstrução da luz do apêndice pode se dar por um fecalito (pedrinha de fezes endurecida) ou resíduos alimentares (caroço de pipoca por ex.). É comum achar fecalitos durante a cirurgia.

P: O que eu sintirei quando tiver esse azar?

R: O quadro mais comum é assim…

primeiro você sente um desconforto na região do estômago ou perto do umbigo, contínuo, não é cólica, um enjoô, talvez vômitos e perda de apetite. Essa dor é atribuida a distensão do apêndice.

depois a dor vai se localizar na parte inferior a direita (onde fica o dito) e vai mudar, mas ainda vai ser contínua. Provavelmente um mal estar e falta de apetite vão continuar. É provável que nesse ponto você tenha dificuldade para andar, dor ao tossir, ao estufar a barriga, etc. isso por que essa dor agora é pela inflamação local.

depois disso o negócio fica feio, já é complicação, ou forma um abscesso (coleção de pús) ali por perto, ou vaza pela barriga toda, aí é triste… …o coração acelera, a pessoa fica muito prostrada, a respiração acelera e a dor de barriga fica insuportável.. ..se nada for feito nessa situação a pessoa morre em poucos dias. Quanto mais tarde se interveem… …tanto pior e menores as chances de ficar bem.

P: O que fazer quando eu achar que estou com apendicite?

R: Você deve ir em um hospital, e deve pedir para ser avaliado por um cirurgião se possível. Parece mentira, mas a maioria dos médicos que não são cirurgiões “comem bola” no diagnóstico, pricipalmente quando o caso sai um pouco desse descrito (de livro, que dá para fazer o diagnóstico por telefone).

P: Tem que fazer exames (laboratório, raio X, ecografia, tomografia)?

R: Definitivamente não! Muitas vezes ajuda, mas não são obrigatórios.

P: Tem que ser operado?

R: Na maioria absoluta das vezes sim.

P: Como é a cirurgia?

R: Vai depender da fase que a apendicite está (inicial, complicada). Pode ser por vídeo ou aberta. Se estiver em fase inicial (a maioria) geralmente se recebe alta no dia seguinte a operação. O apêndice é retirado e não faz falta alguma. Claro que se estiver muito complicado a situação é outra…

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento